sexta-feira, 2 de março de 2012

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) - Reabilitação Pulmonar e Qualidade de Vida


De acordo com o II Consenso de DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), esta é enfermidade respiratória prevenível e tratável, que se caracteriza pela presença de obstrução crônica do fluxo aéreo, que não é totalmente reversível.A obstrução do fluxo aéreo é geralmente progressiva e está associada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas ou gases tóxicos, causada primariamente pelo tabagismo. Embora a DPOC comprometa os pulmões, ela também produz conseqüências sistêmicas significativas.


A prevalência de DPOC no Brasil é da ordem de 12% da população, ou seja, aproximadamente 5.500.000 pessoas. Segundo o Consenso, ocupa a 6ª colocação nas principais causas de moret (a frente até da Diabetes Mellitus).

É representada pela broquite e pelo enfisema pulmonar. Tem como principal causa o tabagismo e seu diagnóstico é principalmente clínico, com tosse e dispnéia encabeçando a sintomatoloia.

Varios estudos são realizados vem sendo realizados para melhorar o diagnóstico, tratamento e dar mehor qualidade de vida aos portadores de DPOC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário